PROJETO DA LOJA

ZR Homem é uma loja de roupas sociais Masculinas
Para projetar a nova loja ZR Homem do Park Shopping Canoas nossas diretrizes foram:
01 – Os pontos fortes do projeto da loja já existente em Novo Hamburgo, RS;
02 – O estudo da motivação e comportamento do consumidor;
03 – O índice de venda dos produtos e a forma de atendimento.
 

Em franquias, as lojas não precisam e nem devem ser iguais, pois cada loja deve trazer novas descobertas e sensações, sendo uma experiência de compra única. Mas elas devem sim ter uma identidade, algo que faça a marca ser reconhecida e bem classificada. 
Avaliamos a loja da ZR Homem, já existente, e constatamos que o estilo e acabamento dos móveis de marcenaria, atendiam muito bem o padrão da loja, constatamos também que em termos visuais a luminária do caixa tinha papel de destaque.
 

 

O consumidor da ZR Homem tem entre 30 e 60 anos e é executivo. O público masculino, em sua maioria, é direto. Precisa fazer uma leitura rápida da loja antes de entrar, identificar onde encontra o produto, onde prova e onde efetua a compra. Por este motivo, somado a formalidade do produto, criamos uma loja simétrica, igualdade dos dois lados da loja. A simetria facilita a leitura do ambiente e traz uma linguagem mais clássica que remete a
ambientes mais formais.
Um executivo tem a prática da negociação e praticidade, características que nos mostraram a localização do caixa, centralizado em local de destaque. Este perfil de cliente compra pensando na imagem que vai passar na sua próxima reunião, experimentando a roupa se pergunta se está passando segurança para o próximo fechamento de contrato.
Por estes comportamentos, decidimos apresentar as marcas com as quais a ZR trabalha através dos seus fundadores, na entrada da loja, onde temos pé direito duplo, colocamos quadros com fotos dos fundadores das 5 Marcas: Lacoste, Reserva, Diesel, Dudalina e a própria ZR. Estes quadros trazem mensagens de motivação, através de imagens de
executivos bem-sucedidos trazendo conhecimento e criando uma entrada para o vendedor puxar assunto e se aproximar do cliente facilitando a comunicação no atendimento.
Junto aos quadros na parede principal, colocamos uma frase do Peter Drucker, considerado um dos pais da administração moderna, personalidade conhecida no mundo executivo. A frase escolhida, “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”, proporciona um mergulho ao mundo dos negócios, mundo que é a motivação principal para decisão de
compra.

 

 

A forma de atendimento nos levou a melhor localização das gravatas e cintos. Estes produtos não fazem parte da venda principal, são sempre agregados na compra, após oferta do vendedor. Para facilitar a venda, posicionamos estes itens próximo ao provador, entregando à oportunidade de oferecer um cinto e uma gravata na hora que o cliente está provando uma calça ou uma camisa, usando a facilidade e o “só para vermos o resultado final” como álibi. Depois de experimentar, a compra já está à meio caminho.

VISUAL MERCHANDISING

MOTIVAÇÃO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

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ZR

HOMEM